AJUSTE DOS FARÓIS DO SEU AUTOMÓVEL

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

                       A regulagem do farol do automóvel é muito importante, pois além de auxiliar a direção noturna, pode evitar acidentes

regulando-farol

REGULAGEM DE FAROL

Quando o farol apresenta regulagem baixa, ele não ilumina adequadamente onde deveria. De outra forma, quando a regulagem é alta demais, os faróis atrapalham e até cegam a visão do motorista que vem em sentido contrário.

A regulagem correta dos faróis precisa ser feita no máximo a cada seis meses. Os faróis tendem a ficar desregulados com as trepidações que o veículo sofre no dia a dia ou, ainda, existem alguns serviços que podem não ser feitos corretamente e que afetam a regulagem dos faróis, como a troca de pneus.

O FACHO DO FAROL

O facho baixo define claramente uma linha horizontal do lado esquerdo e uma linha inclinada para cima do lado direito. Esta iluminação é projetada na parte de baixo e sem iluminação na parte de cima.

Tanto o farol do lado esquerdo como o farol do lado direito iluminam da mesma forma, ou seja, com inclinação para cima do lado direito da pista, onde ficam o acostamento e as placas.

DICA PRÁTICA

Para verificar corretamente se os faróis estão regulados, utilize a garagem da sua casa, desde que o piso dela seja plano. Atrás dos refletores do farol, existem dois parafusos, um que regula a altura de uma forma vertical e outro que regula horizontalmente.

Encoste o veículo na parede e procure nos faróis uma marca que indique o centro dos faróis. Se não houver, use o centro da lâmpada para se orientar. Então, marque na parede esses pontos.

Afaste o carro por dois metros, em linha reta, e faça um “X”, cinco centímetros abaixo dos primeiros pontos. Interligue esses dois pontos usando uma linha reta. Com os dois parafusos, fala uma checagem para ver se a linha feita na parede é atingida pelo facho de luz. É necessário realizar a regulagem dos faróis de forma que o facho de luz coincida com a linha feita na parede.

Caso queira uma regulagem bem precisa e que, além dos faróis o check up de outros itens seja feito, procure um centro automotivo especializado, com equipamentos adequados e regulados para proporcionar uma regulagem precisa e exata.