Automóvel em descida e ponto morto economiza combustível ?

economia

Andar com o automóvel em uma descida, em ponto morto, é uma atitude que muitos motoristas têm.Realmente funciona para economizar combustível?

Fazer isso com o automóvel não faz com que combustível seja economizado. Aliás, essa prática não é nenhum pouco recomendada. Independente se o carro tem injeção eletrônica ou não.

Nos automóveis equipados com injeção eletrônica, caso o condutor entre em uma descida e deixe de acelerar, porém mantém o automóvel engrenado, a central eletrônica detecta essa situação e corta o envio de combustível por um certo instante, fazendo com que haja um pouco a mais de economia.

ponto-morto

Agora, se esse mesmo motorista, nessa mesma descida deixe o automóvel em ponto morto, a central eletrônica entende que o automóvel está em marcha lenta e precisa de uma rotação do motor mínima, para que o automóvel não afogue. Sendo assim, envia combustível e para manter o motor funcionando.

Dessa maneira, o automóvel vai gastar mais combustível em relação à situação anterior.

Outra recomendação interessante para condutores de automóveis é quando estiver em tráfego intenso onde o automóvel constantemente fica parado, que se utilize o freio de mão ao invés de ficar usando o freio de pé.

O freio de mão, deve ser utilizado em toda ocasião que o automóvel deva ficar parado, por exemplo: aparado em um congestionamento, parado em um semáforo, em um cruzamento onde a preferencial não é sua e você precisa esperar a sua vez para entrar na via ou rua.

Dessa forma, procure sempre um centro automotivo especializado para maiores informações sobre economia de combustível e uma manutenção geral e preventiva no seu automóvel.