Como cuidar do motor e diminuir o consumo de combustível do Honda Civic

559_civic_abre

O Civic, um automóvel fabricado pela Honda, é bastante confortável, tem uma mecânica muito robusta e é relativamente econômico. Porém, com certos cuidados, é possível fazer com que o consumo diminua em até 20% na cidade. Isso é muito bom, já que o gasto com combustível é sempre uma preocupação para o proprietário. Porém, existem algumas medidas que podem diminuir o consumo e consequentemente a poluição nas grandes cidades.

Do instante em que o abastecimento acontece até no jeito de cada um dirigir, o motorista condutor pode influenciar no consumo do automóvel Honda Civic e, dessa maneira, pode diminuir o custo no bolso. Com os cuidados corretos, pode-se diminuir o consumo em até 20%. Procure sempre um centro automotivo especializado para dicas automotivas.

Para abastecer corretamente, a primeira dica é encher o tanque do Honda Civic de manhã bem cedinho. A temperatura do ambiente e a do solo é mais baixa de manhã e os tanques de depósito de combustível dos postos ficam abaixo da terra. Dessa maneira, quando a terra está mais fria, a densidade da gasolina é menor. O contrário acontece quando o temperatura está quente, o que acontece após o meio dia, com a temperatura do solo subindo.

Aí, os combustíveis possuem a tendência de evaporar. Ainda outra dica para evitar a evaporação, complete o tanque antes que seu nível caia menos da metade. Quanto mais combustível presente no tanque, menos ar, o que faz com que a evaporação do combustível seja mais difícil. Em dias muito quentes, estacione na sombra.

Outra dica muito importante é nunca abastecer o Honda Civic quando o posto de combustível estiver sendo reabastecido. Caso chegue ao posto e tenha um caminhão tanque reabastecendo o posto, não faça o abastecimento. O novo combustível colocado no tanque do posto mistura-se ao antigo e a sedimentos do fundo. Dessa maneira, acontece o risco de abastecer com combustível sujo.

640_civic_02interior

Ao dirigir, para não gastar muito combustível, é necessário acelerar de maneira constante e progressiva, acelerando à medida que for necessário e não acelerar enquanto muda as marchas, estando com os pés na embreagem. Caso o semáforo feche ou o trânsito pare, diminua a velocidade gradativamente, para não forçar o motor e aumentar demais a sua rotação. Fazer frenagens e acelerações muito bruscas aumentam demais o consumo.

O motor estando em boas condições de uso e trabalhando perfeitamente evita desperdício de combustível. Verifique periodicamente o estado dos cabos elétricos, da velas automotivas e da bobina. A ignição do automóvel estando funcionando perfeitamente é fundamental para que o combustível queime normalmente. É importante também cuidar bem da embreagem. Caso a embreagem esteja patinando, é necessário que acelere mais para o automóvel funcionar. Aí aumenta o gasto de combustível. Outra situação que deve ser mantida sempre bem cuidada é a direção alinhada e os pneus bem calibrados. Isso também ajuda a diminuir e são fundamentais para baixar o consumo.

Outras dicas muito importantes para diminuir o consumo do Honda Civic:

- faça a troca de marchas dentro da faixa de rotação correta. Não force as marchas sem necessidade;

- Não dirija em alta velocidade. Dirigindo a 120 Km/h, o consumo pode ser até 20% maior do que andando a 100 km/h;

- Evite andar em marchas altas e forçando o motor com rotações baixas;

- Caso fique em um local parado ou estacionado por mais de dois minutos, desligue o motor;

- Na descida, use as mesmas marchas que usaria se estivesse subindo. Ajuda também a frear o automóvel;

- Quando puder, viaje com os vidros fechados.

Todas essas dicas ajudam na economia de combustível do Honda Civic. Quando precisar fazer uma revisão geral ou manutenção preventiva, leve seu automóvel Honda Civic a um centro automotivo especializado. Além de cuidar do seu automóvel, você terá dicas para economizar combustível e dirigir tranquilamente.