COMO ESCOLHER O PNEU CERTO PARA SEU AUTOMÓVEL

bg-pneus

pnensu

Quando o pneu certo é escolhido, o carro fica mais econômico e seu desempenho melhora. Seguem umas dicas para que a escolha correta seja feita.

- Na hora de trocar os pneus, obedeça as medidas do mesmo que estava no carro ou medida opcional recomendada pelo fabricante do automóvel.

- Depois de escolher a medida, veja se o desenho da banda de rodagem é semelhante ao desenho do pneu antigo, ou seja, eles têm que servir para a mesma finalidade;

- Verifique se o Índice de peso e o símbolo da velocidade são adequados ao veículo e ao seu uso;

- Não coloque juntos pneus radiais novos com pneus de câmara (convencionais) nem por pneus reformados;

- Caso sejam repostos somente dois pneus, coloque-os no eixo traseiro do veículo;

- Quando for realizar a montagem do pneu novo, utilize também bicos e válvulas novos.

O pneu se desgasta por seu modelo, como é utilizado e o cuidado na sua manutenção e do veículo. Geralmente, os veículos de passeio apresentam desgastes maior nos seus pneus dianteiros, pela predominância da tração dianteira e o maior peso no eixo dianteiro, pela presença do motor.

Por isso, as montadoras de veículos recomendam que a instalação de pneus novos deve ser feita no eixo traseiro. Entretanto, é comum que os motoristas, quando na troca de dois pneus, os instalem no eixo dianteiro, cometendo um erro que pode ser prejudicial à vida útil do pneu.

Essas dicas precisam ser seguidas à risca, pois ajudam a manter a segurança na hora da direção.

Fique atento para as ofertas de preços atrativos de marcas desconhecidas. As fabricantes orientam que o consumidor mantenha pneus iguais (mesma marca, modelo e medida) em um mesmo eixo do veículo.

Procure um centro automotivo especializado para mais dicas e informações sobre os pneus corretos a usar.