Cuidados com a mecânica em geral do Ford Focus Sedã

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Atualmente, o Ford Focus Sedã encontra-se em uma fse de profundas mudanças. Tirando a plataforma, que além do chassi, inclui o chicote elétrico e alguns sistemas agregados como o de ar condicionado, mudou bastante. Sua carroceria é inteiramente nova. Seu design segue a nova linguagem da marca, mostrando a grade dianteira que é uma variação do tema que já foi explorado no caso do Fusion e do New Fiesta. Em comparação com as gerações anteriores, o desenho da linha do teto cai mais suavemente, ressaltando o contraste e consegue dessa maneira disfarçar o terceiro volume do porta malas, deixando o sedã com ares de cupê.

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A sua cabine também está de visual novo. Seu painel de instrumentos e á tão bonito e desenhado que não faria feio se estivesse em um automóvel de segmento superior e também não faltam equipamentos evoluídos tecnologicamente à bordo como o sistema multimídia Sync, que possui tela touch, um sistema de som muito bom da Sony aliado a um sistema de ar condicionado dual zone e piloto automático que limita a velocidade. Leve sempre a um centro automotivo especializado.

Alguns sistemas como o de suspensão, mesmo que mantenham a sua estrutura originais, ganharam novos materiais, que são mais leves e mais firmes e duros. No entanto, a maior novidade encontra-se embaixo do capô, que é o motor 2.0 litros Duratec Directflex e é o primeiro motor com tecnologia flex do mundo e que possui injeção direta de combustível e já não possui o sistema auxiliar de partida a frio.

A Ford utilizando do conhecimento técnico de seus engenheiros projetou uma estratégia eletrônica que permite ao motor iniciar a combustão sem que sejam necessários alguns artifícios como a injeção adicional de gasolina ou até mesmo o aquecimento dos bicos injetores. Apresentando comando de válvulas variável e bloco, cabeçote e cárter de alumínio, ele possui 180 cavalos de força e 23 mkgf de torque. Seu câmbio é powershift e já está no New Fiesta.

O seu desempenho é muito bom, indo de 0 a 100 km por hora em somente 9,5 segundos e apresentou consumo de 7,9 km por litro de etanol na cidade e 11,7 km por litro na estrada. No trânsito, suas reações são rápidas e fáceis. Seriam bem melhores caso o câmbio fosse de trocar marchas no volante, tecnologia que atualmente está presente em sedãs mais baratos. O seu câmbio, o powershift, apresenta mudanças de marchas manuais somente no console, com uma tecla pouco prática. No volante, sua dirigibilidade é boa, apresentando respostas precisas da direção e da suspensão.

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Um dos itens mais importantes para a segurança dos ocupantes de um automóvel é o sistema de freios e ao mesmo tempo requer muita atenção todas as vezes que o automóvel vai para a oficina realizar sua manutenção preventiva. É uma manutenção muito importante, pois evitará gastos futuros já que manterá o automóvel funcionando e qualquer problema que ele possa apresentar é prontamente diagnosticado e reparado.

É de suma importância fazer a checagem da regulagem do freio de mão, do desgaste das pastilhas de freio e também realizar a substituição do fluido sempre que necessário. Geralmente, quando uma manutenção preventiva é realziada nos freios, seu custo é em média três a quatro vezes menor do que a manutenção corretiva, que geralmente é feita quando o sistema já está bastante comprometido. Podemos citar como exemplo quando as pastilhas danificam os discos, impossibilitando o seu reparo e outro exemplo é quando o fluiso está contaminado por umidade que acaba danificando o cilindro mestre.

Quando os automóveis são equipados com freios ABS, seus custos de reparo são ainda maiores pela tecnologia envolvida. É muito importante lembrar que deve-se checar a pressão dos pneus pelo menos uma vez por semana quando o automóvel roda bastante. Quando ele fica parado, assim que for utilizado deve-se checar sua pressão de acordo com as recomendações do manual do proprietário. A verificação deve sempre ser realizada com os pneus frios. A cada 10.000 kilometros, deve-se realizar o alinhamento e balanceamento das rodas. Aproveita-se para realizar o rodízio dos pneus do Ford Focus Sedã.

Em uma checagem dessas, deve-se conferir também os itens básicos do freio, como as buchas, os terminais, coifas e amortecedores. Quando a suspensão está em boas condições de uso, a dirigibilidade do veículo melhora bastante e a segurança aumenta em uma eventual situação de risco. PAra essas verificações e manutenções, leve sempre o automóvel a um centro automotivo especializado, com técnicos mecânicos treinados para arrumar o sistema de freios.