Cuidados na manutenção do motor da Fiat Strada

nova-strada-2015-2

A picape utilitária da Fiat, a Strada, está fazendo muito sucesso no Brasil, onde quem quer transportar cargas pequenas encontrou um automóvel robusto e bastante confiável nos seus objetivos. Ela tem o liderança no mercado de utilitários pequenos e, após lançar a Adventure com cabine dupla, a montadora italiana lançou o linha working que, conforme o próprio nome diz, é voltada para o trabalho pesado.

Ela oferece três opções de carroceria:

1 – Cabine simples

2 – Cabine estendida

3 – Cabine dupla.

As três opções possuem o motor 1.4 fire que também é utilizado na versão trekking. O motor apresenta 86 cavalos se for abastecida com álcool e 85 cavalos abastecido com gasolina. A sua aparência dianteira acompanha o desenho do Palio, porém com faróis monoparábolas que são atualmente adotados no Siena EL. Os para choques são pintados na cor da carroceria e as molduras do para lama são na cor cinza. Procure sempre um centro automotivo especializado para manutenções preventivas.

As rodas possuem calotas no lugar das rodas de aço que eram utilizadas nas versões mais simples do utilitários, como a versão fire que ainda está em linha de produção. A aparência da traseira é a mesma da trekking, com estribos ao lado da placa e a tampa apresenta trava para ajudar a impedir que a carga seja roubada.

Por ser na maioria das vezes utilizado como um carro de passeio, seu motor merece atenção especial para oferecer a segurança e a certeza de não deixar o condutor na mão. Por isso, daremos valiosas dicas para cuidar bem do motor e assim sempre poder contar com a Fiat Strada em qualquer situação:

1 – Com o motor em funcionamento, preste bastante atenção:

- Dê partida no automóvel e acelere. Daí, preste atenção ao barulho do motor. Caso ouça ferro batendo, ou qualquer outro barulho estranho e que não esteja acostumado, saiba que é um sinal de problema. Pode ser algum defeito apresentado nas válvulas, nas bielas ou no pino do pistão.

- Automóveis que são movidos a álcool ou a gasolina não podem em hipótese alguma apresentar o barulho de um automóvel movido à diesel – imagine o barulho que o motor de um ônibus faz. Caso o barulho seja igual, saiba que o motor da Fiat Strada está precisando de uma revisão em um centro automotivo especializado.

- Preste atenção para saber se o barulho feito pelo automóvel quando encontra-se em câmera lenta está oscilando. Precisa ser um barulho uniforme e contínuo.
nova-strada-2015-6
Qualquer situação diferente dessa precisa de uma revisão e manutenção no motor.

2 – Além do motor, algumas peças sempre precisam ser verificadas, pois são peças de suma importância para o bom funcionamento do motor. São elas:

- O cilindro: é dentro do cilindro onde o pistão se move. É considerado o coração do motor, já que a potência depende do tamanho do cilindro. Por isso a potência é conhecida como cilindrada. Caso o motor apresente quatro cilindros com meio litro cada, diz que é um motor de dois litros. Comparativamente, um motor de dois litros, apresenta o dobro de potência de um motor de um litro nas mesmas condições.

A disposição dos cilindros pode ser em linha, na horizontal ou em V. Quando um automóvel apresenta a descrição V8, entende-se que são oito cilindros dispostos em V.

- Vela de ignição: é a peça responsável por iniciar a combustão na mistura de ar com o combustível. Nos motores a diesel não existem velas de ignição.

- Válvulas: são responsáveis por manter a câmara de combustão vedada durante as reações. As válvulas do escapamento abrem-se para que os gases resultantes da combustão saiam. As válvulas de admissão abrem-se para a entrada do ar e do combustível e fecham-se logo antes do início da compressão. Daí, o ciclo recomeça.

Para que o motor da Fiat Strada e todos os seus sistemas estejam funcionando perfeitamente com segurança e confiabilidade, leve sempre a um centro automotivo especializado, com técnicos mecânicos aptos a diagnosticar, propor soluções e consertar o automóvel deixando-o da melhor maneira possível para que possa ser utilizado para transportar pequenas cargas com confiança e agilidade.