Cuidando dos pneus do Renault Logan

novo-renault-logan-2014-4

Quando o Renault Logan chegou no mercado brasileiro, no ano de 2007, apostou em um público diferenciado. Ele queria atingir os consumidores que procuravam por um automóvel com bastante espaço interno e com preço acessível ao bolso. Porém, como seu design nunca foi uma unanimidade, a Renault pretende mudar essa visão, conquistando novos adeptos e admiradores, com uma leve reestilização, apresentando o novo Logan.

As principais mudanças acontecidas no automóvel foram visuais e começam pela dianteira. Seus faróis foram modificados e estão com aparência nova, e a grade frontal foi substituída por uma muito parecida com a do Renault Symbol, que inclui um friso cromado e procura dar uma identidade visual à marca. O para choque ficou mais arredondado e moderno. Para verificações, leve a um centro automotivo especializado.

Por outro lado a sua lateral não teve mudanças significativas, e a sua parte traseira tem agora novas lanternas, o para choque foi redesenhado e colocado um discreto aerofólio sob a tampa do porta malas. No modelo Expression, a presença de um friso cromado confere ao automóvel um ar de requinte e elegância.

O interior está mais requintado e inclui algumas peças do Sandero, que possui a mesma plataforma do Logan. As maçanetas da porta são as mesmas que o hatch tem e os revestimentos dos painéis da porta e dos bancos são inéditos. Os controles elétricos do vidro não estão mais no console, indo para as portas e os mostradores ganharam um grafismo alternativo.

Um dos principais componentes de qualquer veículo automotivo, e também do renault Logan, são os pneus. Precisam ser utilizados os recomendados pelos fabricantes para que o automóvel tenha estabilidade, conforto e durabilidade. Precisam ser corretamente e frequentemente calibrados para funcionar da melhor maneira e não prejudicar o consumo do automóvel.

Quando são usados muito frequentemente, os pneus estão sujeitos ao desgaste natural, que mesmo com todos os cuidados possíveis acontece. Esse desgaste acontece pelo atrito enquanto está rodando. Á medida que é utilizado, o pneu vai soltando borracha que deixa no asfalto e faz com que se desgaste. Por isso, o tipo de pneu, a superfície sob a qual se dirige e o estilo de dirigir interferem diretamente no tempo de duração do pneu. Além desses fatores, outros influenciam na durabilidade dos pneus, como o tipo de composto utilizado.

Para que fique tudo funcionando normalmente, é muito importante que a manutenção periódica do automóvel Renault Logan seja feita em um centro automotivo especializado e com técnicos mecânicos treinados. Precisa que seja verificado o alinhamento da direção, as rodas sejam balanceadas e folgas na suspensão sejam retiradas para que seja garantida uma maior vida útil aos pneus. Deve ser realizada essa vistoria a cada 5.000 km, para que não tenha muito desgaste o sistema.

renault-logan-5

Verificar constantemente a pressão, passando em um posto e pedindo para ver a calibragem. Caso esteja fora da recomendada, ou pior, cada pneu esteja com uma diferente, a tendência é desestabilizar o automóvel, gastando os pneus de maneira não uniforme e aumentando o consumo. De preferência, deve ser verificado com os pneus frios e também no estepe. Evite reduzir a pressão ar enquanto os pneus estiverem quentes, pois naturalmente vão crescer além das pressões frias.

Substitua os pneus assim que suas superfícies começarem a apresentar sinais de desgastes, mesmo que o desgaste esteja somente de um lado dos pneus. Pneus desgastados são uma ameaça a segurança, pois pode estourar enquanto o carro está em movimento e até derrapar além do normal no caso de uma frenagem brusca.

Faça uma verificação periódica no estado dos pneus e nos impactos do desgaste anormal. Faça de tempos em tempos o balanceamento dos pneus, e caso comece a vibrar, faça o mais rápido possível. Quando furar o pneus ou por algum impacto, verifique a parte interna também. Evite estacionar em locais com óleo, produtos químicos e similares, pois podem ocasionar danos aos pneus.

O estilo do motorista dirigir, assim como a velocidade de direção do Renault Logan influenciam diretamente a vida dos pneus. Sendo assim, é ideal que tenha uma postura defensiva ao dirigir, evitando passar com o automóvel rapidamente em buracos e dirigindo preventivamente.

Para que a situação e todas as verificações necessárias sobre os pneus do seu Renault Logan sejam feitos, leve-o sempre a um centro automotivo especializado, com técnicos mecânicos treinados para qualquer diagnóstico que seja necessário no automóvel, tanto preventivo quanto corretivo, reparos e consertos que sejam necessários fazer para que os pneus estejam sempre em perfeito estado e proporcionando um dirigir seguro e confortável, sem solavancos e trepidações.