DICAS PARA CUIDAR DA PINTURA DO SEU CARRO

Um-brinco-de-pintura-no-seu-veiculo

Manter a pintura automotivo em ordem e bem cuidada além de deixar o carro bonito, valoriza no hora de revender… Alguns cuidados básicos ajudam e muito. Vamos der algumas idéias para que seu automóvel sempre fique com sua pintura bonita. Cabe somente a você cuidar bem.

O primeiro passo para cuidar bem da pintura do seu automóvel é mantê-lo limpo. Lave com água e detergentes ou sabão especiais e neutros. A lavagem deve ser feita à sombra e com o motor do carro frio.

Utilize luvas especiais, de feitas de algodão ou material semelhante para não riscar.

Caso viaje para a praia, na volta lave o automóvel imediatamente, pois a maresia é um dos fatores que mais estragam a pintura.

download

Não utilize produtos agressivos ou abrasivos, como querosene ou silicone em excesso. Na dúvida, escolha produtos especializados. Sempre que der, seque o veículo ao sol e quando for abastecer, veja se o combustível não respingou na lataria em volta do bocal do tanque. Caso tenha respingado, lave imediatamente.

Tenha cuidado com fezes de passarinho, pois são extremamente corrosivos e podem manchar a pintura em um dia apenas. Por isso é importante limpar com muita água assim que possível. Cuidado também com a seiva que cai das árvores. Lave imediatamente também.

Para manter também o veículo sempre brilhante é muito importante também passar cera da pintura, aplicando-se ceras protetoras, no mínimo a cada três meses por profissionais que tenham ferramentas e local adequado. Essa cristalização independe do tipo de pintura, podendo ser sólida, metálica ou perolizada. Isso porque a pintura sofre ação das intempéries, como chuva, sol, sereno e da poluição do ambiente, considerados um dos principais inimigos da pintura.

Para quem resolver fazer esse trabalho em casa, escolha um local à sombra, deixando o carro esfriar e aplicar quantidades pequenas de cera protetora, com flanelas bem macias para não riscar.

Quando a pintura já estiver sem brilho e ficando fosca, pode-se fazer um polimento, também conhecido como cristalização, revitalização ou espelhamento. Cada vez que se realiza o polimento, uma camada de tinta do automóvel é retirada. Por isso, deve ser feito com muito cuidado.

A cristalização é um processo onde são utilizados vários produtos importados e precisa sempre ser feita por um profissional. É um processo demorado que pode demorar um dia inteiro. Preste muita atenção, pois alguns estabelecimentos oferecem o serviço de cristalização e às vezes usam produtos que não passam de cera automotiva.

Pequenos riscos e amassados devem ser arrumados o quanto antes, para evitar que o processo de oxidação da lataria se acelere. Muitas vezes, o reparo rápido da pintura e o polimento são suficientes para arrumar danos leves.

Riscos: os pequenos riscos e amassados devem ser consertados o quanto antes, pois podem acelerar o processo de oxidação da lataria. Na maioria das vezes, o reparo rápido de pintura e o próprio polimento são suficientes para reparar danos leves.

Recomendamos levar o carro em um centro automotivo especializado para dar uma geral na pintura do automóvel, para que ele fique com a pintura brilhando, em ordem e sempre bonita.