Entendendo o modo de economia de combustível no Fiat Freemont

fiat-freemont 1
O Fiat Freemont tem um sistema que monitora muito bem e eficientemente o consumo de combustível. Daremos umas dicas e explicaremos como esse controle pode ajudar na performance do automóvel.

Para iniciar, aperte e solte o 1 ou 2 que está localizado no volante até que “FUEL ECONOMY” seja exibido em destaqueno EVIC. Aí aperte o botão 3. À partir daí, as seguintes funções de economia de combustível serão exibidas:

- Average fuel economy/fuel saver mode (AVG) esse número é a média de quanto o Fiat Freemont está consumindo/modo de economia de combustível
- Distance to empty (DTE) é a distância que o Freemont ainda percorre até que acabe o combustível do tanque.
- L/100 km é a quantidade de litros que são consumidos para que o Freemont ande 100 Km.

MÉDIA DE QUANTO O FREEMONT ESTÁ CONSUMINDO/MODO ECO DE ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL (se disponível)

Mostra o gasto médio de combustível, calculado desde a última vez que o ajuste foi zerado. Quando o ajuste de economia é zerado, o visor irá exibir “RESET” ou traços durante o tempo de dois segundos. A partir daí, as informações históricas serão apagadas e a leitura da média continuará à partir da leitura da média antes do ajuste a zero.

Quando o Freemont estiver sendo dirigido de uma maneira eficiente em relação ao consumo, ou seja, o carro estiver apresentando um consumo bom e econômico, o indicador ECo acenderá no visor EVIC. Sempre que este indicador aparecer, o Freemont estará sendo conduzido de uma maneira eficiente com relação ao consumo de combustível. Este indicador é muito interessante, pois é utilizado para modificar os hábitos de direção de forma a aumentar a economia de combustível.

thumb_freemont_emotion_11

DISTÂNCIA ATÉ ESVAZIAR (DTE)

Mostra quanto o automóvel ainda pode percorrer até que o tanque fique totalmente vazio e o automóvel pare de vez sem combustível. Essa distância estimada é determinada fazendo-se uma média ponderada entre a economia de combustível média e instantânea, levando-se em consideração o nível de combustível atual do tanque. não existe a possibilidade de ajustar-se para zero a DTE utilizando-se o botão SELECT.

NOTA: Mudanças muito bruscas no estilo de direção ou na carga colocada no Fiat Freemont alterarão muito o deslocamento real possível de ser realizado pelo veículo, apesar do valor exibido da DTE.

Toda vez que o visor da DTE for menor do que 48 km estimados para o deslocamento, ele irá alterar para uma mensagem “LOW FUEL” (pouco combustível). Esse visor continuará até que o veículo fique sem combustível. Estando nessa situação e o Freemont sendo abastecido com uma quantidade razoável de combustível apagará a mensagem “LOW FUEL” e um novo valor de DTE será exibido.

Qualquer dúvida que ainda exista sobre alguma funcionalidade do Fiat Freemont, procure um centro automotivo especializado para maiores informações e orientações.