Importância da calibragem nos pneus

centro

Importância da calibragem nos pneus

Procure sempre um centro automotivo para verificar a calibragem e pressão dos pneus do automóvel.

Os pneus estando com a calibragem correta, eles terão mais estabilidade, aderência no asfalto, durabilidade, o desgaste deles será igual e você dirigirá com mais comodidade.

Caso tenha alguma dúvida sobre a correta calibragem dos pneus e pressão, procure um centro automotivo para esclarecê-la, pois com a correta calibragem dos pneus não se brinca.

Existem várias razões para um pneu perdem pressão:

  • Ele pode estar furado: existem furos tão minúsculos, que o pneu demora dias para ficar totalmente vazio, mas um pouco que ele murcha já compromete tudo o que foi dito acima;
  • As válvulas podem estar em mau estado: podem estar desgastadas, enferrujadas e até com defeito; nesse caso, o ar não sairá do pneu por furo e sim pela válvula. Geralmente quando o problema é na válvula, o pneu demora dias para esvaziar totalmente, mas vai abaixando um pouco por dia;
  • Rodas metálicas que perdem o poder de “vedação”: elas podem estar enferrujadas e por meio de buracos minúsculos em pontos de ferrugem vazar o ar dos pneus.

Quando a calibragem dos pneus fica baixa, geralmente ele esquenta além do limite e produz desgastes e deformações em seu molde, além de aumentar o consumo de combustível e durar bem menos. Caso os pneus estejam nesse estado, não teremos uma condução segura, podendo causar até um acidente.

A pressão dos pneus também influenciam na distância de frenagem. Quanto menor a pressão, maior a distância da frenagem. Junta-se à isso, o fato de se tornar muito perigoso nas curvas, podendo fazer inclusive com que o carro saia da sua trajetória e cause um acidente.

Por outro lado, também não é recomendado que a calibragem esteja acima do recomendado pelo fabricante. As rodas estando mais cheias, a aderência ao piso diminui consideravelmente e o carro fica inseguro.

O ideal, portanto, é circular com o automóvel na calibragem recomendada pelo fabricante, poupando assim combustível, energia e, consequentemente tendo-se uma condução segura e de confiança.

centro1

Recomendamos que m caso de dúvidas, procure-se um centro automotivo especializado, pois os especialistas podem tirar qualquer dúvida e dar algumas valiosas dicas.