Mitos e verdades: Pneus automotivos

pneus

Mitos e Verdades envolvendo o mundo dos pneus.

Alguns tópicos que deixam o consumidor mais em duvida:

Não é preciso calibrar o estepe do carro.

É um Mito. O estepe deve ser calibrado a cada 30 dias. Um estepe murcho é equivalente a um pneu furado. É preciso ter cuidado, pois se o seu pneu furar e você estiver com o estepe murcho, você não conseguirá utilizá-lo.

Pneu não tem validade.

É um Mito. O pneu tem validade de cinco anos, a partir da data de fabricação que vem escrita em sua lateral. A marcação é composta por uma combinação de quatro números, que está escrito a semana e o ano de fabricação do pneu. Sendo assim, fique sempre de olho no seu estepe e quando for comprar um pneu novo.

Pode-se inverter o sentido de rodagem de um pneu.

É um Mito. Nunca se deve fazer isso, pois existem pneus com sentido de rodagem definido, em que o desenho varia de um lado para o outro. Assim, se invertermos um pneu com essas características podemos prejudicar o seu desempenho. E, além disso, temos que considerar o vício do uso também, pois o pneu pode passar a apresentar deformações.

Deve-se fazer rodízio com os pneus.

Verdade. A indicação é fazer um rodízio a cada 10.000km rodados, usando o estepe, pois como os pneus têm validade, se não o utilizarmos ele acabará ficando sem uso.