Movimento rotativo pelo virabrequim e rodas

tecnico-duvidas-ar-condicionado-carro

Nos veículos o movimento dos pistões com movimentos para cima e para baixo é convertido em movimento rotativo pelo virabrequim ou eixo de manivelas o qual, e também por seu turno, o transmite às rodas do veículos através da embreagem, da caixa de câmbio do automóvel, do eixo de transmissão e do diferencial.

A energia inicial que é necessária para por o motor em funcionamento e movimento é fornecida pelo motor de arranque.

Os pistões que estão ligados também ao virabrequim pelas bielas. Onde a árvore do eixo principal também conhecida por árvore de orientação do comando de válvulas, movida pelo virabrequim, aciona também as válvulas de admissão e escapamento situadas geralmente na parte superior de cada cilindro.

Este engrena num dispositivo de cremalheira que envolve o volante do motor, constituído também por um disco pesado, fixado à extremidade do virabrequim ou árvore de manivelas.

tecnico-duvidas-ar-condicionado-carro

O sistema de suspensão do veículo é muito importante e por isso os serviços relacionados a manutenção e reparos em suspensão de veículos devem ser realizados em centros automotivos especializados e com técnicos profissionais.