O tapete do carro pode atrapalhar o motorista

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Na maioria das vezes, ao comprar o carro novo, o cliente recebe o tapete como brinde, ou precisa comprar o tapete à parte. Esse item adicional seria adequado perfeitamente ao veículo comprado? E o que isso pode refletir na segurança? A k2 Pneus tem a resposta.

A análise feita se estendeu à interferência nos pedais do acelerador, da embreagem e do freio, tornando possível determinar a interferência de cada tapete na dirigibilidade. O CESVI identificou que 59% dos tapetes automotivos interferem na alavanca do pedal, o que prejudica a dirigibilidade do veículo. Ao todo, foram analisados 37 conjuntos: carro + tapete.

Resultados do estudo:

Para chegar ao nível de interferência na dirigibilidade, o CESVI analisou os seguintes aspectos: travamento dos pés, informações do veículo, forma de fixação, área de cobertura do tapete, posição do tapete em relação aos pedais, curso dos pedais, coeficiente de atrito, interferência do tapete na alavanca dos pedais, movimentações do tapete e risco de deformações.

Veja a análise do CESVI em relação a cada um desses fatores, apontando para uma realidade de mercado no que diz respeito aos tapetes automotivos disponíveis no nosso país.

Posição do tapete em relação aos pedais

Tapetes que terminam antes de adentrarem por baixo dos pedais proporcionam maior risco de travamento, pois caso escorreguem para frente numa situação de frenagem, podem subir sobre os pedais. A opção mais segura é quando os tapetes se estendem para a parte de baixo dos pedais, pois a própria estrutura do pedal impede que o tapete suba.

Informações no veículo

A forma de posicionamento ou de fixação dos tapetes deve ser claramente informada ao motorista.
Estas informações devem estar no manual ou em etiquetas distribuídas internamente no veículo. Mas, a maioria dos veículos analisados não tinha nenhuma informação sobre isso.

Fixação dos tapetes

Como é feita a fixação do tapete em relação ao assoalho? Existem quatro possibilidades no que diz respeito a este fator: tapetes sem fixação/ fixados por meio de presilhas/ fixados por velcro / fixados por presilha e velcro. Este último caso representa a melhor condição de fixação. Porém, entre os veículos analisados, 65% não possuem nenhum tipo de fixação.

Área de cobertura do tapete

Para identificar o ajuste ideal do tapete no veículo, o CESVI comparou a área ocupada pelo tapete em relação ao assoalho do veículo.

Os tapetes incompatíveis com a área do assoalho podem dificultar a movimentação do motorista. O CESVI identificou que, em 32% dos casos, a cobertura não é adequada.

Travamento dos pés

A área de cobertura do tapete também pode fazer com que os pés do motorista se enrosquem no tapete. No momento, o resultado foi positivo, a maioria dos tapetes não travou os pés do motorista nos estudos realizados.