Antenas para veículos

Colocar uma antena em um veículo não é um serviço tão simples quanto possa parecer, mesmo com as facilidades que os fabricantes oferecem nos seus tipos. Da mesma forma, escolher o modelo ideal para um determinado uso também é algo que muitos profissionais não levam em conta. Sinais fracos ou fortes, AM ou FM, localidades sujeitos à interferências e ruídos são alguns fatores que serão analisados neste artigo em que tratamos das antenas para automóveis.

No inicio os rádios de carro eram simples o bastante para poderem operar com antenas normais precisando de poucos recursos para a eliminação de ruídos e interferências. Naquela época apenas um bom capacitor no desacoplamento da alimentação para se evitar os ruídos do sistema de ignição e uma boa blindagem do cabo de antena para se evitar a sua captação.

Em alguns momentos, um pouco mais complicadas bastava aterrar o capô evitando a irradiação de sinais pelo sistema de ignição ou transferir a antena para a parte traseira do carro.

Antena externa para carros

antena-automotivo

Com a frequente utilização do FM, a incorporação de outros equipamentos de som ao carro como o CD Player, Toca-Fitas e os amplificadores, inclusive com o reforço de graves, o sistema de som do carro se tornou mais complexo e também mais sensível.

Quando o assunto é sensibilidade dos circuitos de alto consumo, quando possuem elevadas potência, têm em conjunto à resistência interna da bateria. Os altos picos de áudio podem causar quedas de tensão capazes de provocar fortes distorções. Esse é um das causas que equipamentos de som muito potentes que possuam amplificadores ligados em paralelo para o reforço de graves exigem baterias adicionais, normalmente instaladas nos porta-malas dos carros.

Para os sinais de rádio que devem ser captados por uma antena, se bem que a técnica de recepção tenha evoluído, existem alguns problemas que devem ser considerados quando da escolha de uma antena e sua instalação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>