Peças importantes do sistema automotivo e manutenção

Existem peças fundamentais para o bom funcionamento do automóvel. Falaremos sobre duas delas: o cabeçote e o alternador.

O cabeçote

cabeçote-audi-turbo-aspirado-6

O cabeçote trabalha na parte de cima do bloco do motor, onde está localizada a câmara de combustão. Devido à explosão que acontece pela mistura ar/combustível, acontece a movimentação dos pistões para cima e para baixo. Dessa forma acontece a geração da força motriz que fará com que o automóvel movimente-se.

É um componente do sistema automotivo que funciona sob forte pressão e pode apresentar vazamentos de óleo, caso não esteja perfeitamente vedado. Esses vazamentos são detectados normalmente com o motor a frio, antes de ligar o carro a primeira vez no dia. Quando o bloco está quente, o óleo que vaza desaparece rapidamente.

Os locais para verificar vazamento encontram-se abaixo da linha de cintura da tampa de válvulas (que está em cima do cabeçote) e onde a parte inferior do cabeçote junta-se com o bloco do motor. Quando existe qualquer sintoma anormal no motor do automóvel que relacione-se a vazamentos, a melhor providência que o proprietário pode tomar é levar o automóvel a om centro automotivo espacializado, pois vazamentos podem afetar seriamente o motor do automóvel. E quanto mais essa providência for tomada, mais barato fica o conserto.

O alternador.

alternador

Já o alternador é o responsável por fornecer eletricidade a vários componentes do automóvel, como:

- Motor de arranque;

- Luzes;

- Ar condicionado;

- Sistema de som.

O alternador é responsável também por alimentar a bateria do automóvel.

O alternador é acionado por uma correia e exige manutenção constante. Geralmente, basta realizar a troca das escovas que trabalham em contato com o eixo e faz com que a corrente que se forme no seu interior seja transmitida. A vida útil das escovas é longa, mas, quando encontram-se gastas, deixam de realizar a recarga da bateria.

Esses componentes podem ser verificados corretamente em um centro automotivo especializado, onde será feita uma avaliação geral para saber o estado das peças e tomadas as providências necessárias para repará-las ou trocá-las.