Quantos pneus devo trocar?

pneus

Uma dúvida frequente por parte dos motoristas se refere à quantidade de pneus a ser trocados. Recomenda-se trocar os quatro pneus de uma vez, caso tenham sido utilizados de forma uniforme. Isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições. Mas, caso não seja possível a troca dos quatro pneus, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é a responsável pela estabilidade do seu veículo.

No que se refere às especificações dos pneus automotivos, siga as orientações do manual do seu veículo. O modelo descrito no manual é definido por meio de uma avaliação rigorosa, que envolve o peso do veículo, altura do veículo, distância dos componentes, potência do motor, comportamento dinâmico do veículo e outros aspectos importantes.

Quando o pneu original é substituído por outro com especificações distintas, pode comprometer o desempenho e a segurança do veículo. O mesmo é válido para o uso de diferentes marcas de pneus num mesmo veículo. Não deve misturar, cada marca tem características diferentes, como as ranhuras na banda de rodagem que tem grande influência na dirigibilidade especialmente em dias de chuva. As ranhuras são responsáveis pelo escoamento da água no contato com a pista.

Na hora de escolher um pneu novo, é preciso saber a largura, a altura (ou série) e o aro, além do índice de carga e símbolo de velocidade. Se o motorista não possuir o manual, deve entrar em contato com a montadora para obter essas informações. Caso o pneu velho seja original, é possível verificar estas informações em suas laterais.

Onde constam dois números separados por uma barra estão indicados altura e largura. A letra indica o tipo (diagonal ou radial) e o número seguinte trata-se do aro da roda. Desta maneira, o pneu 175/70 R13 tem 175 mm de largura de seção, e 70% da largura de seção de altura, é radial e monta em rodas de aro 13 polegadas. Se não houver letra é diagonal.