Tudo sobre rodas

conceito-lamborghini-urus-calca-rodas-de-24-polegadas-com-pneus-30535-1356652596581_956x500

A roda vem evoluindo,se modernizou,passando da madeira ao aço, chegando às ligas metálicas atuais.

O conceito é diminuir ao máximo o peso do conjunto pneu/roda, otimizando assim o trabalho de suspensão. Quanto mais leve a roda, menos vai ser o esforço realizado pela suspensão para manter os pneus em contato com solo, isso favorece a dirigibilidade. A preferência por materiais cada vez mais leves tem um objetivo muito mais nobre que a simples estética.

Com a utilização de metais nobres a suspensão é beneficiada e o sistema de freios também. Esse tipo de material dissipa melhor o calor gerado durante uma frenagem, que faz aumentar a eficiência dos freios.

As rodas muito leves se tornam mais frágeis e quebradiças. Por esse motivo não são usadas rodas compostas por um único metal, mas sim, faz-se o uso de um metal base, como alumínio, associado a alguns metais que tem propriedades que o metal base não possui, com boa resistência a impactos. São utilizados materiais como: níquel, molibdênio, magnésio e cromo que quando adicionados ao metal base forma uma liga metálica leve, durável e resistente.

A forma como as rodas mais leves são produzidas garantem resistência por causa do baixo peso. O processo que tem sido bastante utilizado é a forja (Estabelecimento industrial onde se transforma o ferro em aço e se martela este metal quente para dar-lhe diferentes formas), que associa calor e pressão na confecção das jantes de liga leve. A vantagem das rodas fundidas, é que a forja elimina bolhas internas, que torna a estrutura resistente e mais densa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>