Vai aproveitar as férias para viajar com seu automóvel? Eis aqui algumas dicas automotivas

como-dirigir-seguranca-estradas

Antes de sair para viagem, não esqueça de ir a um centro automotivo realizar uma manutenção preventiva no seu automóvel para que durante a viagem não aconteçam imprevistos desagradáveis. Depois, elabore o roteiro, faça as reservas no hotel e boas férias.

Aqui vão algumas dicas para observar durante a viagem, que pode fazer das férias uma maravilha para curtir.

Animais na pista: quando avistar animais andando na pista ou no acostamento, reduza imediatamente a velocidade, mas não sem antes olhar pelo retrovisor para certificar de que não tem nenhum automóvel vindo. Isso porque dependendo da forma que você parar o seu automóvel, o que está atrás pode não conseguir frear e bater na traseira do seu automóvel. Quando chegar próximo ao animal, evite buzinar e ligue o pisca alerta. Durante a noite, faróis altos podem deixar o animal desnorteado e paralisado, o que só aumenta o risco de acidentes. Espera calmamente o animal passar e sinalize para os veículos que estão vindo atrás sobre o perigo.

segurança

Bebidas alcoólicas: evite ingerir bebidas que contém álcool antes de dirigir. Estudos científicos comprovam que o álcool provoca alteração na coordenação motora e diminui os reflexos do motorista. Dirigir sob efeito do álcool é infração de trânsito gravíssima. A multa é de quase dois mil reais, além de oferecer perigo a todos os ocupantes do automóvel, pois a probabilidade de acontecer um acidente é bem maior.

Dirigir com chuva: estradas molhadas e mesmo as ruas exigem sempre maior atenção do motorista, pois ficam mais escorregadias e perigosas, tornando mais difícil o controle do automóvel. Quando a chuva está intensa, o automóvel que está a nossa frente, levanta uma cortina de água, prejudicando ainda mais sua visão. Diminua a velocidade com cuidado, não dê guinadas fortes no volante, ligue os faróis, aumentando a distância para o automóvel da frente e não freie de forma abrupta, pois além de provocar um acidente com os outros automóveis colidindo com o seu, o seu automóvel pode sair de lado, girar na pista e até derrapar.

Nas curvas: quando a curva estiver chegando, freie antes, desacelerando ao automóvel.Aumente o raio da curva, colocando-se e ficando o mais próximo possível do lado oposto: caso a curva seja para a direita, fique com o carro bem à esquerda com cuidado para não invadir a outra faixa. Só então retome a aceleração do automóvel de forma gradativa, deslocando-o para o centro da pista. Isso dará mais aderência ao automóvel. Para fazer a curva, não dê soquinhos no volante, girando bem suavemente. Caso entre rápido demais na curva, tire o pé do acelerador e reduza a marcha, mesmo que o motor suba de rotação. Nessa situação não pise no freio para não correr o risco do automóvel derrapar e até capotar.

Deslocamento da massa de ar: dirija bem atento com caminhões e ônibus. Ao ultrapassar ou ser ultrapassado por eles, geralmente um grande deslocamento de ar acontece, o que pode fazer o seu automóvel balançar. Nessa situação, segure firmemente o volante para que o automóvel não perca o controle. Mantenha a trajetória mais reta possível.
Captura_de_tela-1
Dirigir à noite: requer maior concentração e menor velocidade, pois você quase não está vendo a pista à sua frente. Tirando oq ue o farol ilumina, pode ter algum perigo à frente e você nem está percebendo. Além disso, as luzes dos veículos na direção contrária podem te deixar “cego” e atrapalhar a sua visão. Leve em conta também que dirigir à noite dá mais sono em quem já está cansado. Não mantenha seus olhos em um ponto fixo para não cochilar. Aproveite as faixas do meio e os olhos de gato para manter-se na sua faixa.
Quando estiver em situações de neblina, utilize o farol de neblina do automóvel caso ele tenha.

Essas dicas podem ajudar na hora de dirigir. Preste atenção e dirija com o máximo de segurança possível, pois a sua vida e da sua família estão em jogo. Aliás, você está de férias e vai viajar para se distrair e aproveitar e, não ter dor de cabeça. Para mais dicas sobre direção segura, procure um centro automotivo especializado.